Educação Ambiental

A importância da educação ambiental reside na atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais. Promove a mudança de comportamentos, tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.

No ambiente escolar, ela é de suma importância, para que desde a primeira idade as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável, entendem a importância do meio ambiente para a sobrevivência do planeta, acima de tudo, aprendem a cuidar desse meio, e são conscientizados para incentivar pais e adultos de sua convivência.

Em 2022 iniciamos o projeto “Conhecendo a Agroindústria”, que faz parte do Programa de Educação Ambiental da Energética Serranópolis voltado à comunidade, com objetivo de mostrar aos alunos de escolas de Serranópolis e Aporé, acerca da produção de cana-de-açúcar, desde o plantio até a produção de açúcar e etanol, por meio de uma visita à empresa.

img Educação Ambiental-1
img Educação Ambiental-2
img Educação Ambiental-3
img Educação Ambiental-4

No ano de 2023 lançamos o projeto Semeando o Futuro, dando continuidade ao Conhecendo a Agroindústria, trazendo novas turmas para a visita e em comemoração ao dia Mundial da Árvore, levamos os alunos para conhecer o viveiro, onde mostramos as diferentes etapas de plantio de mudas e cuidado com elas. Ao final da visita cada aluno recebeu sementes de plantas nativas e de fácil cultivo para levarem para casa.

img Semeando o Futuro-1
img Semeando o Futuro-2
img Semeando o Futuro-3
img Semeando o Futuro-4

Também no ano de 2023 em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente ainda dentro do projeto Semeando o Futuro, foi lançada uma competição entre escolas municipais de Serranópolis, visando englobar o socioambiental de forma mais efetiva. A competição consistiu em arrecadação de lacres de latas, onde a turma vencedora foi que arrecadou a maior quantidade de lacres, tendo como prêmio uma ida ao cinema com despesas financiadas pela Energética Serranópolis. Os lacres foram doados para o Hospital do Amor de Barretos, e a venda dos mesmos foi revertida na compra de itens de necessidade básica para o hospital.

img Semeando o Futuro-5
img Semeando o Futuro-6
img Semeando o Futuro-7
img Semeando o Futuro-8